terça-feira, 5 de abril de 2011

Bem-vindo ao Olhar Mundial. Acompanhe as Relações Internacionais de um Ângulo Novo

O mundo vive hoje uma transição. Deixamos para trás a bipolaridade da Guerra Fria seguida de uma hegemonia estadunidense absoluta e incontestável para chegarmos a uma nova ordem multipolar. Novos atores ganharam força e espaço no cenário internacional. Entre eles está o Brasil que, junto com China e Índia, lidera o grupo desses novos atores emergentes.

            Essa emersão do Brasil como um global player fez crescer o interesse dos brasileiros por Relações Internacionais. A busca do País por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, o vertiginoso crescimento econômico chinês e denúncias de violações de Direitos Humanos em alguns países deixaram de ser temas restritos a empresários ou estudiosos no assunto e passaram a pontuar conversas cotidianas. Prova disso é que a política de Relações Exteriores do Brasil permeou os debates da sucessão presidencial em 2010 com uma amplitude jamais vista.

            Pernambuco e a Região Nordeste também estão numa sintonia cada vez maior com o momento global e nacional. O influxo de negócios internacionais, as agendas políticas voltadas ao estrangeiro, a busca por parcerias, a entrada em circuitos internacionais de comércio, show business e cultura, e o desenvolvimento de cursos superiores com foco internacional dão o tom desse alinhamento.

            É nesse ambiente cada vez mais promissor que surge o Olhar Mundial – site dedicado a pensar, debater e noticiar temas relativos a Relações Internacionais de maneira plural, autônoma, participativa e sob uma perspectiva brasileira e pernambucana.

            O Olhar Mundial nasceu da idéia de quatro profissionais de áreas distintas – um cônsul, mestre em Relações Internacionais e doutor em Ciência Política; um jornalista, atuante na cobertura política; um advogado, com atuação na assessoria a estrangeiros; e um historiador, ligado a organizações internacionais ­– que viram na construção desse espaço uma ferramenta para discutir Relações Internacionais sob uma nova ótica, um tema que cada vez mais vai ganhar importância na agenda brasileira.
           
            O objetivo é tratar da diplomacia, política externa e economia do Brasil com a comunidade internacional e da relação entre países estrangeiros através de artigos, notícias e resenhas.

            Esse é um projeto cuja meta é criar um ambiente participativo com o público interessado em Relações Internacionais. Interaja conosco. Opine, comente, participe. E sejam todos bem-vindos ao Olhar Mundial.

Equipe do Olhar Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário