quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Candidatura do Brasil à OMC: Ataque Mexicano

México ataca ideia de candidato do Brasil à OMC



Ontem, o candidato mexicano ao posto, Hermínio Blanco, atacou a ideia de trazer para a agenda da OMC o debate sobre as flutuações no câmbio, um dos principais pontos defendidos nos últimos meses pelo ministro da Fazenda Guido Mantega. Na avaliação do mexicano, a introdução de qualquer regra daria espaço para o protecionismo, num ataque velado à política brasileira.
A corrida pela direção da OMC acaba de ser lançada e, até maio, um dos nove candidatos no processo, será eleito. O Brasil apresentou a candidatura do embaixador Roberto Azevedo, que é considerada com uma das mais fortes. Mas não tem o apoio de toda a América Latina.
Blanco foi até Pequim pedir voto e deixou claro aos mandarins da política comercial que, se eleito, não aceitará a proposta brasileira na agenda da entidade, numa clara ofensiva de usar o projeto brasileiro para minar a candidatura de Azevedo.
Em uma coletiva de imprensa ontem em Genebra, Blanco confirmou que, se eleito, não será favorável a abrir a OMC para a questão do câmbio. Nos últimos meses, o Brasil tentou incluir uma proposta nas negociações da entidade para que um país fosse autorizado a criar barreiras contra a importação todas as vezes que sua moeda fosse afetada por uma forte valorização, como foi o caso do real em 2011.
O assunto não ganhou a simpatia da China nem de outras potências. Mesmo assim, a diplomacia brasileira garantiu que voltaria a falar do assunto em 2013.
Para Blanco, a OMC não é o lugar apropriado. "Entendo que existem temas que, nacionalmente, podem ser politicamente relevantes. Mas avaliar a relação entre comércio e câmbio será um tema que vai dividir os membros (da OMC)" alertou. Segundo o mexicano, a introdução de tal proposta daria origem a medidas "potencialmente protecionistas". "Temos de manter a OMC como uma organização que defenda o comércio", disse.
Ontem, o candidato criticou Brasil e Argentina, de suspender o acordo automotivo com o México. "O acordo foi útil para gerar empregos e sua suspensão só mostra como é importante que, em eventuais acordos futuros, teremos de prever mecanismos de solução de disputa para que governos pensem duas vezes se querem sair de um tratado."
Fonte: O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário