quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PERNAMBUCO INTERNACIONAL


Thales Castro



Crescimento econômico e investimentos estruturais geram aumento de exposição internacional. Essa fórmula não poderia ser diferente com o Estado de Pernambuco em seu virtuoso momento de geração de emprego e renda em razão das políticas públicas federais e estaduais atreladas aos investimentos estruturadores no Estado. Tal observação é comprovada pelo aumento da instalação, em Recife, dos consulados, das câmaras de comércio e dos escritórios internacionais de promoção de investimentos, como também pelo incremento das densidades nas suas relações externas econômico-comerciais, socioculturais, políticas e jurídicas.

Em um cenário internacional de crescente interdependência, a diplomacia consular tem, cada vez mais, assumido papel de relevo nas Relações Internacionais contemporâneas, tendo Pernambuco como vértice do processo. Reforçando tal visão, a Sociedade Consular de Pernambuco (SCP), que, recentemente, celebrou 20 anos de fundação, tem construído importantes pontes de diálogo e de cooperação entre diversos atores políticos locais e internacionais. São, por meio dessas pontes, que cruciais fluxos de investimentos podem ser desenhados, aliando diplomacia consular ao desenvolvimento crescente do Estado. Já fora assinado, entre a Sociedade Consular de Pernambuco e a OAB/PE, especialmente, com sua Comissão de Relações Internacionais, convênio de cooperação com vistas a ampliar o diálogo e a participação efetiva. Além disso, está em estágio avançado semelhante convênio entre a SCP e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).

A diplomacia consular representa pilar importante nas relações bilaterais e no desenvolvimento social e econômico. A prática diplomática se estrutura, especialmente, na defesa dos interesses nacionais por meio da construção permanente do entendimento, da harmonia e da cooperação entre os diversos atores internacionais. No campo consular, tal prática tem-se revelado de suma importância para a preservação da paz, para a promoção do comércio, fortalecendo, assim, a integração econômica e a cidadania em aspectos mais amplos. Tais conjunturas reforçam, em última instância, os princípios e propósitos da Carta da ONU.

Dessa forma, crescem as demandas para criação de institucionalidade, em âmbito governamental pernambucano ou de assessoramento direto do governo, para representar e centralizar tais interlocuções internacionais. Vários estados da federação, já criaram, por exemplo, Secretarias de Relações Internacionais, gerando maior dinamicidade aos negócios internacionais, à ação externa e à cooperação internacional. Em parceria com o Itamaraty, por meio de seu Escritório de Representação no Nordeste (ERENE) no Recife, essa Secretaria de Relações Internacionais reforçaria, ainda mais, o sentido humanista da prática de cidadania, da promoção dos direitos humanos, da atração de novos investimentos internacionais além do fortalecimento das instituições de direito entre os povos, gerando sinergia para todos os pernambucanos.


________________


Thales Castro é internacionalista pela Indiana University of Pennsylvania, EUA. É doutor em Ciência Política, assessor de Relações Internacionais da Reitoria da UNICAP e coordenador do Curso de Relações Internacionais da Faculdade Damas. É Cônsul A.H. da República de Malta (www.maltaconsulrecife.eu) e Presidente da Sociedade Consular de Pernambuco (www.sociedadeconsular-pe.org).

Nenhum comentário:

Postar um comentário