sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dia da ONU: ruim com ela, pior sem ela!

24 de outubro, dia das Organizações das Nações Unidas: ruim com ela pior sem ela




"A data de 24 de outubro é comemorada como Dia das Nações Unidas desde 1948. Ela marca o aniversário da entrada em vigor, em 1945, da Carta da ONU. Com a ratificação do documento fundador pela maioria de seus signatários, a entidade passou a existir oficialmente (Boletim semanal da ONU Brasil – No 75 – 25/10/2012)"
A ONU completou oficialmente (ver nota do boletim ONU), em 24 de outubro, quando se festeja o dia da ONU, 64 anos de existência e a despeito das diversas críticas da sua atuação como promotora da segurança e da paz, podemos verificar que sem ela a situação do mundo poderia ser bem pior. Seus críticos são contundentes, mas pouco razoáveis, uma vez que, de uma forma, ou de outra, a organização serviu, e serve, como amortecedora de muitos conflitos, que sem a atuação da comunidade, com certeza,  o mundo que conhecemos, já haveria implodido, ou explodido!
Não são poucos os que a acusam de modeladora do sistema neoliberal estadunidense. Também, são incontáveis os que a acusam de omissão em casos que desagradam, ou não interessam, aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, quais sejam, Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China.
Entretanto não analisam que a Organização é uma evolução histórica, quando tratamos de política internacional. Pois, apesar dos consensos dos cinco poderosos membros permanentes, poderíamos estar imersos em um mundo destruído por uma guerra atômica, ou ainda escravos do nazismo. Queiram, ou não, de alguma forma, o jogo do poder, após a segunda guerra, com a criação da ONU, foi freado por vetos, dissensos e consensos.
Diversas iniciativas e diversos programas onusianos provam o argumento da evolução histórica. A maioria da população desconhece a incrível penetração da ONU no mundo.  
A ONU, por seus órgãos principais, a Assembléia Geral, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselho de Segurança, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado, atua eficazmente em diversos setores da comunidade internacional.
Um dos exemplos é o patrocínio, pelo World Bank, do programa bolsa família, tanto o primeiro, quanto o segundo. Programa que garante o micro-crédito em todo o Brasil à famílias de baixa renda, principalmente no norte-nordeste brasileiro. Se o programa tem sido usado para fins políticos eleitoreiros, bom, isso é uma questão de desvio de finalidade que poderá ser julgado pelos beneficiados no futuro, mas tem um cunho social e econômico muito impactante para o país.
Poderíamos citar diversos programas, fundos, comissões, agências especializadas, iniciativas permanentes que pertencem as Nações Unidas, mas um programa inquestionável, que talvez nem todos saibam que pertence a ONU, é a UNICEF.  Quantas crianças no mundo já foram beneficiadas por esse programa? Uma simples visita a página na internet  (http://www.unicef.org/) e o cidadão comum terá condições de perceber a densidade sócio-econômica que tem essa iniciativa.
Quantos saberão dizer o que é, qual a atuação da ACNUR no mundo de hoje?  A agência da ONU (http://www.acnur.org/t3/portugues/) para refugiados e apátridas, atua repatriando, acolhendo, alimentando, reinserindo, protegendo esses seres humanos sem territórios, sem pátrias, seja por guerra, por perseguição política, entre outros deslocamentos forçados.  Um dos expoentes desta agência foi o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, “o homem que queria salvar o mundo” (Power, Samantha, 2008). Vale uma sugestão de pesquisa ao site da agência e mais especificamente a Cátedra Sérgio Vieira de Mello. São informações preciosas sobre uma maravilhosa atuação, em uma perspectiva de direitos humanos, das Nações Unidas.
Outra iniciativa permanente da ONU é a Aliança de Civilizações ( www.unaoc.org) , criada (2005) após um atentado terrorista na rede ferroviária da Espanha, em 2004, quando um país, de cultura cristã, a Espanha, aliando-se a um país, de cultura mulçumana, a Turquia, reagiram de forma convergente a um ato violento de divergência a vida humana.  Essa iniciativa tem como foco principal a educação, juventude, meios de comunicação e emigração. Promovem desenvolvimento através do diálogo de diferentes culturas. Fomentam a interação de povos, teoricamente inimigos, objetivando a paz entre os povos.
Poderíamos citar diversas outras iniciativas e outros programas, mas não cabe nesse artigo, que tem como único objetivo parabenizar a raça humana por tentar promover a segurança e a paz, mesmo que ainda não seja o ideal, mas uma evolução histórica, quem sabe ao ideal, parabéns a ONU por seus 64 anos de existência.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário