terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Livre comercio Mercosul e Palestina

Mercosul assina acordo de livre comércio com Palestina nesta terça

Dilma Rousseff viajará nesta manhã para reunião do bloco, em Montevidéu.
Mercosul já havia assinado acordo semelhante com Israel no início do ano.

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília (fonte: Globo.com)


O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em encontro com Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em janeiro (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)O chefe da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas,em encontro com Dilma Rousseff, no Palácio do
Planalto, em janeiro (Roberto Stuckert Filho/PR)

Países membros do Mercosul assinarão nesta terça-feira (20) um acordo de livre comércio com a Palestina. O acordo foi negociado outubro, na Cisjordânia, e será oficializado na 42ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados, realizada em Montevidéu, no Uruguai, para onde embarca nesta manhã a presidente Dilma Rousseff.

O bloco econômico – que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai – vai assinar o acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Palestina, Riadi Malki. O Mercosul assinou acordo semelhante com Israel no primeiro semestre deste ano, durante encontro dos presidentes no Paraguai. A informação é do porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena.

O comunicado do Ministério das Relações Exteriores divulgado na época em que o acordo foi costurado informava que ele permitirá o acesso dos quatro países ao mercado do território palestino com tarifas reduzidas de importação. A Palestina também poderia exportar, especialmente produtos agrícolas, para a região do Cone Sul. Apesar da pequena produção local, os diplomatas brasileiros estimam um comércio potencial de US$ 200 milhões com os palestinos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário